A Roda do Ano girou e hoje, dia 21.12, é comemorado o sabbat Litha no hemisfério sul, também conhecido por Midsommar. O solstício de verão celebra a entrada da estação com o dia mais longo do ano e o ápice do Sol, da Natureza e da Grande Deusa.
É a hora de colher tudo que foi plantado na primavera. Momento em que também é possível avistar seres elementares. E apesar de marcar o auge do Sol, também marca seu declínio com os dias ficando cada vez mais curtos para a chegada do equinócio de outono (Mabon).
Litha era celebrado com grandes fogueiras em honra ao Sol. Por isso, um dos rituais mais fáceis é acender velas pela casa. Outra tradição é colher flores e oferecê-las as fadas em fontes cristalinas e cachoeiras. Decore seu altar com flores, velas e frutas correspondentes. Fique em contato com a natureza, tome um banho de mar ou cachoeira e pegue sol. Litha é o sabbat ideal para rituais de cura e realizações de desejos.
Correspondências:
- Cores: laranja e amarelo (sol) e azul (céu)
- Deuses: todos os Deuses solares e a Deusa da Fertilidade
- Ervas e flores (usadas em chás e feitiços): louro, girassol, camomila, calêndula, capim-santo, alecrim, tomilho, verbena e anis estrelado
- Comida e bebidas: frutas cítricas, vegetais frescos, pães de cereais, sucos, vinhos e cerveja
- Pedras e elementos naturais: quartzo branco, citrino e conchas marinhas.