Crônicas Feminismo

O Estereótipo do Feminismo como consequência da desinformação

Grande parte dessa avalanche de estereótipos e preconceitos é consequência da falta de informação, por isso o It Girls busca elucidar algumas das questões.

A principal causa dos estereótipos é a desinformação. Não se pode falar sobre feminismo sem falar sobre equidade de gênero. O Feminismo é um movimento social e político, critica e propõe reflexões sobre uma sociedade patriarcal e machista. Machismo esse, enraizado, inclusive em mulheres. A lacuna entre a definição e, o que se entende sobre feminismo, é imensurável, assim como o alcance do seu estrago. Feminismo não é o avesso do machismo, a convicção de superioridade feminina é a misandria, que é uma repulsa e a aversão pelo sexo masculino.

No entanto, a realidade é que, homens não morrem todos os dias, apenas pela sua condição masculina. Enquanto o feminicídio e a misoginia — desprezo pelas mulheres — mata a cada hora, seis mulheres pelo mundo, de acordo com a ONU. Mulheres que são tratadas como objetos, enquanto se espera que desempenhem papéis construídos pela sociedade, de como uma mulher deve ser. Sofrem maternidade compulsória, violência obstétrica, matrimonial, física e psíquica. Feminismo não é sobre como se comportar e que escolhas seguir, é sobre fazer suas próprias escolhas livremente. E não somente, é sobre justiça, igualdade salarial, ter autonomia sobre os próprios corpos, ter suas vontades validadas e sua voz ouvida. É sobre ter reconhecimento como ser humano que merece respeito e credibilidade.

“O feminismo é o contrário da solidão” Márcia Tiburi

Possuir os cromossomos XY não faz alguém automaticamente um adversário, homens também são seres humanos dignos de respeito. É necessário educar desde pequenos meninos e meninas, para que cresçam livres de construções sociais. É imprescindível a conscientização dos erros para que sejam superados, e essa conscientização é através da luta. Toda mudança provoca desconforto e insegurança, mas é por intermédio dela que se construirá um mundo mais igualitário.

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] ao próximo. Uma conexão com a natureza, seus ciclos e suas energias. É uma filosofia de vida. E feminismo, entende-se pela luta aos direitos das mulheres e mais do que igualdade, busca equidade de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *