Amanhã, 21.04, é aniversário de Brasília, a capital do Brasil completa 63 anos de pura história num misto de modernidade e nostalgia. Conhecida por sua arquitetura, onde Oscar Niemeyer fez história, seus Ipês coloridos e as incríveis obras de Athos Bulcão espalhadas pelo quadradinho, como é carinhosamente chamado dentro de tantos outros apelidos e costumes únicos dos brasilienses. Como não se apaixonar por Brasília?!
Por isso, para celebrar essa data tão querida no coração do Distrito Federal, selecionamos os melhores passeios para fazer em Brasília, seja você turista ou uma brasiliense redescobrindo a capital!
- Conheça os incontáveis restaurantes e cafés da cidade, cada um com seu charme único. E caso você não saiba por onde começar, leia aqui a primeira parte do Guia Gastronômico de Brasília.

- Descubra os centros gastronômicos como o Mané Mercado Vírgula e a Infinu Comunidade Criativa.

- Se você é apaixonado por café, também não vai querer deixar de conhecer o Mercado do Café, na 509 sul.

- Dê uma passadinha na Banca do Brito na 106 norte e conheça a Superquadra modelo na 308 sul.

- Caminhe pelo Eixão do Lazer no domingo e tome água de coco geladinha.

- Caminhe também pelo Parque da Cidade Sarah Kubitschek, que, inclusive, é maior que o Central Park em New York com 320 hectares, perdendo para o nosso, que possui 420. O Parque ainda conta com uma ponte repleta de cadeados do amor. Mas se o tamanho ainda for pouco para você, parques são o que não faltam. Desfrute desse momento perfeito para se encantar com a fauna do cerrado: capivaras, macacos, Bem-Te-Vi, Araras, Tucanos, dentre outros.

- Aproveite a visita ao Parque da Cidade para ir ao Nicolândia, fundado em 1967 e que faz parte da história de Brasília! E como não falar do Parque Ana Lídia bem ao lado, com seu foguete que é a parte da infância de todo candango.

- A proximidade também é um convite para conhecer a Torre de TV, desde o mirante com uma vista impecável da cidade, a feirinha com artesanatos, cristais, incensos, decoração e uma culinária local de dar água na boca!

- Visite a Biblioteca Nacional, que conta com um acervo de 31.169 títulos. O Planetário de Brasília Luiz Cruls. O Espaço Cultural Renato Russo. A Fundação Athos Bulcão. A Caixa Cultural. O CCBB sempre com exposições de tirar o fôlego e, claro, o Museu Nacional e a Catedral.

- Claro, não deixe de fazer o passeio cívico, conheça o Congresso Nacional, o Memorial JK, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto, da Alvorada, do Buriti e do Itamaraty.

- Dê uma passadinha no CONIC, o Setor de Diversões Sul apesar de não ser mais como o planejado por Lúcio Costa, com cafés, bibliotecas e teatros, mas que foi um dia, inclusive frequentado pela alta elite de Brasília, ainda guarda a sua nostalgia, no entanto agora mais urbano e jovem. No CONIC você vai encontrar uma cultura jovem, underground, grafites e, claro, a renomada Faculdade de Artes Dulcina de Morais. Vale a pena a visita.

- Refresque-se no Lago Paranoá, é diversão garantida para todos os gostos e idades: pedalinho, stand up, SUP, canoagem, passeio de lanchas, barcos, Jet Ski, flyboard ou um simples mergulho. No final visite o Pontão do Lago Sul, com uma vasta opção de gastronomia e uma orla para aproveitar o pôr do sol.

- Nos dias de calor aproveite para visitar também a Água Mineral, mas atenção, cuidado com os macaquinhos do local, que são conhecidos por pegarem o que não devem. E por falar em animais, não deixe de ir também ao Zoológico de Brasília.

- Mas se você for às compras, não vai querer perder a Feira da Lua , BSB Mix e o Gilberto Salomão. Para as crianças (e adultos também) a diversão é certa no iFLY, uma escola de voo indoor. Fica próximo ao Pier 21, e se shopping é o que você prefere, visite o Iguatemi, Brasília Shopping, Park Shopping e o Conjunto Nacional.

- A vida noturna da capital também não para. São inúmeros bares e casas de show, sem falar do Estádio Mané Garrincha, que recebe grandes jogos e shows.

- Descubra as cidades satélites e os seus tesouros escondidos como Taguatinga com a única biblioteca em braile do DF, a Dorina Nowill e Ceilândia com o Casa do Cantador.

- E se você for da natureza, próximo a Brasília o que não faltam são cachoeiras espetaculares para se refrescar: Cachoeira do Tororó em Santa Maria, Poço Azul e Chapada Imperial e Gruta Rio do Sal em Brazlândia, Salto Corumbá em Goiás. E caso você queira ir um pouquinho mais longe aos finais de semana, dê um pulo em Pirenópolis e na Chapada dos Veadeiros.

E claro que esses são apenas alguns dos incontáveis passeios e atrações de Brasília. Agora é só escolher o seu preferido e curtir a capital! ❤️