Crônicas

Barbie Investidora: a liberdade financeira e o poder de ser quem você quiser | Clara Sodré

A boneca mais famosa do mundo voltou aos holofotes – e voltou com tudo! Trazendo lembranças da infância, levantando debates sobre padrões e, sobretudo, reforçando a mensagem: “você pode ser o que você quiser!”

Para além das discussões sobre padrões e como, ao longo da história, eles afetaram a autoestima de muitas mulheres que não se enquadram no “estilo Barbie” (incluindo eu), antes de entrar no tema de hoje, preciso assumir que eu, minha irmã mais velha e Dona Vera, minha mãe, sempre fomos apaixonadas por bonecas.

Dona Vera, que é artesã, sempre trazia variações de estilos, cabelos e corpos: o que foi muito positivo para minha construção de autoestima. Mas, veja bem, não adiantava: a Barbie era o suprassumo de todas essas bonecas nas conversas entre as coleguinhas da escola. Dessa forma, hoje entendo e assumo que cresci fazendo parte de uma cultura que marcou a infância de muitas crianças e que contém, sim, muitas lembranças afetivas positivas envolvidas.

A Barbie sempre foi uma personagem forte e independente, que tem como característica principal correr atrás dos seus sonhos e não desistir. E até nessa linha e, já pegando um gancho para o tema de hoje, basta entrar no meu Instagram (@clarasodree) que a primeira frase é: “Te ajudo a realizar sonhos através dos investimentos”. Portanto, aqui elenco o primeiro efeito positivo de ter crescido com a cultura “Barbie”: nunca deixei de sonhar e, hoje, meu objetivo é ajudar as pessoas a realizarem sonhos.

Por isso, hoje, convido você a vir comigo, pois quero mostrar como as temáticas “poder de ser livre para construir e realizar sonhos” e “vida financeira” conversam.

1- Para investir, você precisa sonhar

Os sonhos e a imaginação são uma forte característica da Barbie. Com muitos planos e objetivos, suas histórias são desenhadas com desafios, superação e um final feliz e agradável. E sim, assim como a Barbie, você pode (e deve) sonhar com uma vida cheia de realizações.

Sonhar é dar vida aos nossos desejos e vontades, projetando o que queremos viver. E, ao longo da vida, você terá muitos sonhos, e imaginará como pode ser sua vida se X ou Y acontecer; entretanto, de nada adianta ficar na teoria. Você precisa ter atitude para transformá-los em realidade. É exatamente aí que entram os investimentos.

Investir significa colocar o seu dinheiro para trabalhar por você até conseguir realizar o que você sonhou. É um caminho que nos ajuda a alcançar nossos objetivos. Com a estratégia certa, você pode colocar seu dinheiro no local mais adequado para sua realidade, ter tolerância a riscos e horizonte de investimento, e com isso fazer esse montante crescer – dando o primeiro passo para tornar seus sonhos reais.

2- Para realizar, você precisa planejar

Até aqui, estamos falando da teoria, e a melhor forma de aplicar isso à sua vida é planejando: comece transformando seus sonhos em metas, separe em etapas, defina prioridades e, só então, invista seus recursos.

Afinal, se você sabe o que quer, precisa definir para onde seus recursos estão indo. E, aqui, temos um ponto super relevante: você precisa se conhecer e identificar o que deseja!

Ao brincar com a Barbie, aprendemos a explorar diferentes possibilidades, descobrir nossos interesses e habilidades e experimentar variados papéis e profissões. Somos encorajadas a sonhar grande, buscar nossas paixões e acreditar em nós mesmas.

A Barbie nos mostra que podemos ser médicas, astronautas, bailarinas, empresárias ou qualquer outra coisa que desejarmos. E isso nos auxilia a descobrir quem somos e a definir o que queremos da vida.

Mas, se você já passou da fase de brincar com a Barbie, a melhor forma de saber o que você gosta e quer para sua vida é através de experiências! E para obter experiências, sua vida financeira é muito relevante.

3- Para obter sucesso, você precisa de disciplina

A Barbie é uma boneca que representa muitas profissões, e em cada uma delas ela mostra um senso de disciplina e comprometimento. Ao brincar com a Barbie ou acompanhar suas aventuras no audiovisual, é possível aprender a importância da disciplina e da organização, pois para ser bem-sucedida em qualquer carreira ou investimentos realizados, é preciso ter uma rotina de trabalho e seguir um plano de ação.

Quando falamos sobre ganhar dinheiro em investimentos financeiros, é comum ouvirmos as palavras “disciplina” e “recorrência”. Isso acontece porque existem duas coisas muito importantes no mundo dos investimentos: tempo e juros compostos. Se você investir dinheiro regularmente e tiver disciplina para não mexer nele, suas chances de ganhar mais dinheiro serão muito maiores. Quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido e quanto mais juros compostos você ganhar, mais o seu dinheiro vai crescer.

4 – A Barbie Investidora e você

Você já viu a Barbie Médica? Barbie Ginasta? Barbie Sereia? E a Barbie Empreendedora? São várias Barbies, né? Mas, hoje, o nosso foco é na Barbie Investidora! O primeiro texto que escrevi falava sobre a importância da independência financeira para mulheres reforçando que, além de ser um processo, a busca pela liberdade passa pela organização financeira (se você não leu, vale a pena dar uma olhadinha nele, viu?). Mas, em resumo, investir não se trata de onde, se trata do motivo. E como aqui estamos falando sobre realizar sonhos, ser livre e ter independência financeira é importante começar a entender e desbravar o mercado financeiro.

Por isso a recomendação do dia é: se você nunca investiu e não sabe por onde começar, comece abrindo uma conta em uma corretora. Hoje, faço parte do time que monta análises e recomendações para os investidores da XP – por isso, caso você precise de ajuda, fica a dica de uma corretora.

E lembre-se: seus sonhos dependem de um bom planejamento, disciplina e muita ação. Eu sei que conhecer as opções de investimentos pode parecer complicado, por isso, estou aqui para te ajudar.

Hey, Barbie! Até a próxima, quero ver muitas investidoras realizando sonhos e encorajando as novas gerações a fazerem o mesmo.

Por Clara Sodré

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *