Sempre disruptiva, Lesley Lawson, mais conhecida por Twiggy Lawson, comemora hoje mais um aniversário. Considerada a primeira top model do mundo, Twiggy completa 74 anos de um legado. Rosto de grandes nomes como Saint Laurent e Pierre Cardin, revolucionou a moda nos anos 60 (chamada como “The face of 66” pelo Daily Express) e continua exercendo grande influência na indústria, apesar de sua carreira como modelo ter sido meteórica e curta, durando apenas 5 anos. Mas como disse na época “Ninguém pode ser um cabide de roupas para sempre”.
A maquiagem com côncavo marcado e grandes cílios postiços, sua marca registrada, inspira até hoje celebridades e editoriais de moda. A britânica é, e continua sendo, um ícone para as fashionistas do mundo todo. Quebrando padrões estéticos, Twiggy ditou tendência e se tornou uma das primeiras It Girls da história. Com seu estilo único, caracterizado por roupas curtas, coloridas e saltos baixos, estampou inúmeras capas de revistas. Twiggy expandiu o conceito de minissaia e looks sem gênero, mesclando peças masculinas e femininas em composições à frente do seu tempo.
O sucesso de Twiggy estendeu-se para além das passarelas, ela também lançou singles como “Beautiful Dreams” e, a partir de 1971, ingressou na carreira de atriz com “The Boy Friend”, como “Polly Brown”, onde pela sua atuação recebeu dois Globos de Ouro como revelação e melhor atriz em Musical ou Comédia. Também interpretou Ingrid Bergman, no clássico “Casablanca”. E teve, inclusive, brinquedos em parceria com a Mattel.
Há alguns anos, Twiggy foi jurada no programa de TV America’s Next Top Model, onde permaneceu entre 2003 e 2007. Atualmente é estilista, desenvolvendo roupas exclusivas em conjunto com a marca Marks & Spencer, a maior rede de lojas de varejo do Reino Unido.
Fun Fact: Precursora da magreza na moda, a aparência extremamente magra, lhe rendeu o apelido de “Twigs” (algo como graveto, em inglês) o que originou o nome que lhe trouxe enorme sucesso: Twiggy.