Witchcraft

Solstício de verão: Beltane

Feliz Beltane bruxinhas, o sabbat do solstício de verão, comemorado hoje, dia 31 de outubro. Enquanto o hemisfério norte comemora o Halloween, no hemisfério sul já estamos na metade da Roda do Ano celebrando Beltane. Este festival de origem celta celebra o amor e a primeira floração da primavera. Ele simboliza a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos.

Beltane é a estação da vida amadurecida e do amor profundo. A representação sagrada do Deus e da Deusa, tendo chegado à maturidade. Por representar a fertilidade num todo, a sexualidade também é homenageada com grande destaque. 

É um pré-ritual, ao amanhecer, membros de uma tradição saírem para colher galhos verdes e flores dos campos e jardins. Elas serão utilizadas para decorar suas casas e altares. Crianças distribuem flores de porta em porta, para então receber as bênçãos de maio. É uma forma criativa de compartilhar do poder criativo que está agitando o mundo.

O festival de Beltane era marcado por fogueiras acesas nos topos de montes e lugares sagrados. As pessoas queimavam oferendas para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho. A celebração marca o início do verão e o término do inverno, e incluem: Fogueiras que são puladas para adquirir sorte e proteção; casais pulam o caldeirão para receberem a bênção da fertilidade; cabelos trançados para representar e homenagear a união do homem e da mulher; dança Maypole (dança tradicional com fitas ao redor de um mastro); fitas coloridas são amarradas em árvores ao povo das Fadas, assim como oferendas são ofertadas em troca de pedidos especiais; arranjos e guirlandas são confeccionados em grupo. Além de banquetes com bolos, pães e biscoitos feitos com cereais e especiarias; tortas com frutas da estação; saladas cruas;  pratos com derivados de leite; vinho tinto; leite com baunilha; suco de frutas, entre outros.

Correspondências de Beltane

Cores predominantes: Vermelho, verde, e cor-de-rosa.
Deuses associados à festividade: Deuses das florestas, fertilidade e sexualidade.Ervas e especiarias: Samambaia, narciso, amêndoa, angélica, manjerona, freixo, margarida, sangue-de-dragão olíbano, noz moscada, hera, mal-me-quer e cogumelos.
Pedras e cristais: Malaquita, ágata de fogo, esmeralda, quartzo rosa, rubi, turmalina, quartzo verde, amazonita, aventurina e cristal hialino

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *