Inspiração Moda

A Excêntrica Iris Apfel

À primeira vista, a autenticidade de Iris Apfel pode causar estranheza e desconforto, mas logo o que era diferente se torna encantador. Caminhando para os 101 anos de idade, a empresária nova-iorquina é um ícone de moda com seus looks nada óbvios, cheios de criatividade e seus enormes óculos redondos (uma das suas marcas registradas).

Quando se trata de Iris, mais é mais, com seus looks maximalistas repletos de personalidade ela não se leva muito a sério, e é um exemplo de espontaneidade, leveza e originalidade. Sua ruptura de padrões vai contra as normativas de vestimenta. Feminista, Iris foi uma das primeiras mulheres a usar calça jeans na década de 40 (quando ainda não existiam opções femininas), o que para ela significava uma declaração do direito feminino. 

Iris Apfel
Iris Apfel

Iris Apfel veste-se para si mesma, e como ela mesmo diz “Moda você pode comprar, mas estilo você possui”. Sem medo de arriscar e de ser quem se é, Iris se joga e se diverte com suas produções de moda, “Eu me visto para mim. Unicamente para mim. Espero que as pessoas gostem. Mas, se não gostarem, o problema é delas, não meu”. 

Iris foi casada por 68 anos com Carl Apfel, o grande amor de sua vida, uma história digna de cinema. Mas nem tudo são cores na vida dela, em 2015 Carl faleceu aos 100 anos de idade. 

Formada em História da Arte pela Universidade de Nova York, Iris já trabalhou como office girl no jornal WWD (enquanto sonhava em ser uma grande jornalista de moda), assistente de ilustração de moda e designer de interiores. Em 1950 fundou junto com Carl, a Old World Weavers, uma empresa têxtil especializada em restaurar móveis e tecidos para casas. De Truman a Clinton, Iris trabalhou com restaurações, inclusive, dentro da Casa Branca. 

Iris Apfel
Iris Apfel

Em 2018 a Mattel criou uma Barbie Iris Apfel, usando seu tradicional terninho verde da Gucci. Iris foi a primeira pessoa mais velha a ter sua própria boneca e a sair na capa de uma revista de moda. Iris estrela campanhas com diversas marcas como MAC Cosmetics e Kate Spade, tem sua própria linha de óculos com a Zenni Eyewear, além de possuir livros publicados, como o  “Iris Apfel: Accidental Icon” onde ela conta sua história. 

Iris, definitivamente, é uma pessoa para se inspirar, não apenas pelas suas produções, mas pelo seu jeito único de ver o mundo e ter coragem de ser quem se é.

Iris Apfel
Iris Apfel

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. Itís difficult to find knowledgeable people in this particular subject, however, you seem like you know what youíre talking about! Thanks

  2. Hurrah, that’s what I wass searching for, what
    a stuff! present here att thiks website, thanks admmin oof thi web site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *