Latte & Read #26 | Fevereiro 2026
Conheci o trabalho de Morena Cardoso lá no início da Danza Medicina – infelizmente ainda não pessoalmente, mas em breve, assim espero – e, desde então, sua existência passou a ser fonte de inspiração para mim. Ao longo de muitas linhas do Manifesto Crisálida, senti a pele arrepiar. Sempre me encantei pela escrita de Morena Cardoso, e ler esse relato autobiográfico de uma vida vivida com intensidade, medo, paixão, amor, culpa, e todos os excessos de sentimentos inconvenientes que assombram a todas nós, fez com que eu mergulhasse ainda mais em suas palavras.
Por inúmeras vezes me vi refletida nelas. Saí desse mergulho admirando-a ainda mais. Como mulher, como mãe, como profissional, como escritora. Um livro curto, de leitura fluida, mas que toca no fundo da alma, com delicadeza e brutalidade. Ao ler sua vida, refletimos a nossa.
Senti-me acolhida em sentimentos que, até então, acreditava serem únicos e exclusivamente meus. Bobagem, afinal, que mulher nunca se viu em versões diferentes de si mesma tentando se encaixar em expectativas alheias. Morena Cardoso é a força da vulnerabilidade. Terminei o livro querendo mais. Manifesto Crisálida é um presente. Obrigada, Morena.
⭐⭐⭐⭐⭐

