Você já reparou como, às vezes, a gente está mais irritada, ansiosa, no limite e pensa: “será que um lanche ajuda?” Pois bem, não é exagero: alguns alimentos têm compostos capazes de modular hormônios, cuidar do intestino e, de quebra, dar aquela amenizada no nervosismo do dia a dia.
O estresse mexe com o cortisol, a inflamação, a microbiota intestinal, o funcionamento do cérebro, uma variedade de químicos internos que dão o tom do humor e do equilíbrio. Então vamos conhecer esses alimentos amigos que podem entrar no seu cardápio para acalmar a orquestra interna.


O que evitar (ou moderar)
Nada de demonizar tudo, mas certos alimentos, em excesso, podem atrapalhar o equilíbrio:
- Cafeína em excesso (café forte, chá preto) pode estimular demais o sistema nervoso.
Refrigerantes
Alimentos ultraprocessados, frituras, doces e alimentos hiper palatáveis: estimulam circuitos de recompensa, viciando o corpo em comer e podem aumentar estresse, ansiedade e inflamação.
Vale lembrar que esses alimentos não substituem acompanhamento profissional. Se o estresse, ansiedade ou outros sintomas estiverem muito intensos, é essencial recorrer a psicólogos, psiquiatras ou profissionais de saúde mental. A alimentação é uma aliada poderosa, mas sozinha pode não bastar. Também: cada corpo reage de modo diferente. O que funciona bem para uma pessoa pode demorar a surtir efeito para outra.
