Atualidade

God Save the King: Os looks da coroação do rei Charles III

Neste último sábado, 06.05, aconteceu a coroação do rei Charles III, na  Abadia de Westminster, em Londres. Oito meses após a morte da rainha Elizabeth II, a cerimônia não acontecia há 70 anos. Junta de Charles, Camilla também foi coroada, o que causou certo rebuliço nas redes sociais entre os seguidores da eterna Lady Di. 

Mais de 11 mil membros das Forças Armadas estiveram envolvidos na coroação e cerca de 4 mil estiveram presentes durante a cerimônia. Pela primeira vez a coroação incluiu bispas, bem como hinos e orações cantadas em galês, gaélico escocês e gaélico irlandês, além de inglês. Também foi criada uma nova bíblia especialmente para a coroação. Com capa de pele de cabra tingida e escrita em folha de ouro. Considerada parte mais importante da cerimônia, Charles recebeu a unção do Arcebispo de Canterbury. O óleo utilizado na unção vem da Grécia, mais especificamente de dois olivais no Monte das Oliveiras, no Mosteiro de Maria Madalena e no Mosteiro da Ascensão. As azeitonas foram prensadas em Belém e perfumadas com gergelim, jasmim, canela, neroli, benjoim, âmbar e flor de laranjeira. 

A cerimônia também contou com uma cruz de prata que contêm, segundo o Vaticano, fragmentos da “Verdadeira Cruz”, que foi usada para crucificar Jesus Cristo. A caminho da cerimônia Charles e Camila optaram pela carruagem utilizada no jubileu de diamante, já na volta pela tradicional carruagem de ouro.

O rei Charles usou a coroa do Estado Imperial, a peça contém 2.868 diamantes, 17 safiras, 11 esmeraldas, quatro rubis e 269 pérolas. Camilla usava o mesmo colar de 25 diamantes usado por Elizabeth II. Já em um segundo momento, rei e rainha vestiram a Gold State Coach, usada pela primeira vez pelo rei George III, em 1762, para Abertura do Parlamento.

A Princesa Diana também foi lembrada por Kate Middleton, que usou as jóias da sogra durante a coroação. A Princesa de Gales também optou por vestido branco em crepe seda e uma tiara feita de prata e cristais, ambas assinadas por Alexander McQueen. Para combinar com a mãe, a princesa Charlotte vestiu a mesma headpiece, em tamanho menor. 

O príncipe Harry compareceu sem sua esposa, Meghan Markle, e seus filhos, Archie e Lilibet. Dentre os convidados, além dos integrantes da família real britânica, compareceram chefes de Estado, como o presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama, Janja. Além de líderes religiosos e celebridades. Cerca de 2,3 mil pessoas foram convidadas para a coroação, enquanto dezenas de fãs da realeza, acompanharam tudo do lado de fora. 

Apesar de tudo isso, essa foi considerada a cerimônia econômica. Perdendo para a cerimônia de Elizabeth II, com custo estimado em 1,57 milhão de libras.  A decisão foi influenciada pelas preocupações da realeza com problemas econômicos do país, juntamente com a baixa popularidade da monarquia. 

No “tapete vermelho da coroação” o dress code foi elegante, com peças comportadas e monocromáticas. Os chapéus que desta vez não foram obrigatórios, apareceram discretamente entre os convidados.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *